Denúncia

Situação de animais magros intriga moradora de Guarapari (ES)

419

24/06/2017 às 21:30
Por Redação

O Duque retornou da castração e foi detectada a pneumonia

A equipe oferece este serviço conforme demandas ou de acordo com rotas específicas em bairros. Após o procedimento de castração é realizada a retirada dos pontos cirúrgicos e em seguida, os animais são devolvidos ao local de origem. Essa foi a forma encontrada pela Secretaria Municipal de Saúde para diminuir a população de animais abandonados pelas ruas de Guarapari.

As rotas têm sido realizadas nas segundas, quartas e sextas-feiras. Cerca de 50 animais são recolhidos e castrados mensalmente, alguns ficam por um tempo no local em busca de adoção e outros retornam para o bairro que foi recolhido.

A dona de casa, Rosimeri Almeida, oferece cuidados ao Duque, que passou pela castração, e se diz insatisfeita com o estado que o cachorro retornou para o bairro. “Eu sempre estou alimentando os cachorros que aparecem por aqui, alguém provavelmente denunciou e o CCZ veio recolhê-los, mas quando foi o momento de devolver para o bairro, o Duque retornou muito magro e após uma consulta com um veterinário particular, foi constatada a pneumonia. O benefício veio para que os cachorros abandonados não procriem, mas em relação à saúde dos animais, eles não tiveram muito cuidado”, lamentou a dona de casa.

A gerente de vigilância ambiental, Lorena Santos da Silva, explica que o procedimento é delicado, e o porquê alguns animais perdem peso. “Todos os animais ficam abrigados no canil. Alguns chegam aqui bem debilitados e conseguem melhorias após nossos cuidados, outros não se adaptam ao local e às vezes rejeitam a alimentação que é dada. É preciso analisar que os animais passam por uma cirurgia e a recuperação requer tempo, mas temos uma equipe especializada em monitorar e oferecer todos os cuidados. Caso seja demonstrada qualquer atitude incomum por parte dos cães e gatos, os responsáveis tomam as atitudes cabíveis”.

O CCZ foi reinaugurado em 2016 e a nova estrutura possui seis canis com área de solarium, doze canis de recuperação, seis gatis, dois canis de isolamento, área de preparo para material cirúrgico e centro cirúrgico. Para que seja feito o recolhimento de animais, é preciso ligar para o telefone (27) 3262-1456. Eles são pegos através de demandas ou conforme rotas feitas em bairros.

Fonte: Folha ES

Gostou? Colabore com a ANDA Saiba como