CONTEÚDO ANDA

Livro conta história de grupo que se dedica a transformar nossa relação com os animais

A história e os ensinamentos de um grupo de voluntários que renunciou à vida pessoal para auxiliar os animais em uma comunidade consagrada ao serviço altruísta são o tema de Ensolarar Vidas (Irdin Editora), terceiro livro de Ana Regina Nogueira.

105

26/06/2017 às 18:30
Por Redação

Divulgação

A história e os ensinamentos de um grupo de voluntários que renunciou à vida pessoal para auxiliar os animais em uma comunidade consagrada ao serviço altruísta são o tema de Ensolarar Vidas (Irdin Editora), terceiro livro de Ana Regina Nogueira. A obra será lançada no dia 1º julho, durante o 1º Encontro dos Protetores de Animais do Sul de Minas, no Auditório do Colégio Imaculado Coração de Maria, em São Lourenço, Minas Gerais.

A narrativa cálida e delicada de Ana Regina nos conduz por estradas entre montanhas do sul mineiro até fazendas e sítios onde os voluntários praticam a vida grupal e fraterna, adotam a alimentação vegetariana estrita e convivem com a natureza sob os princípios da doação, unidade e reverência.

Da rotina de muito trabalho e desafios, eles extraem significados superiores, transmitidos pela autora em uma cadência fluida que, penetrando com candura na essência de seres e acontecimentos, leva-nos a vislumbrar o Eterno.

Resgates, atendimentos e conscientização: conheça o Setor Reinos da Casa Luz da Colina

Divulgação

Há dez anos, o grupo formou o Setor Reinos da associação filantrópica e beneficente Casa Luz da Colina, em Carmo da Cachoeira. Desde então, resgatou centenas de mamíferos, aves e répteis de mais de 40 espécies, muitos hoje acolhidos em locais chamados Sítio dos Reinos e Terras da Unidade. Além disso, eles se deslocam por áreas urbanas e rurais, atendendo animais domésticos, errantes e silvestres.

Ao longo do tempo, o Setor Reinos constituiu um núcleo de trabalho voluntário que já beneficiou milhares de seres. Essa rede de amor é mantida por colaboradores abnegados e comprometidos, como os do Sítio da Estrela, em Soledade de Minas, que há 20 anos abriram os corações para receber dezenas de espécies de animais domésticos e silvestres, a maioria encaminhada pela Polícia Ambiental, ONGs e bombeiros da região. Voluntários ainda promovem os mutirões mensais de consultas, atendimentos e castrações da Casa Esperança, vinculada ao Setor Reinos, salvando e auxiliando gratuitamente centenas de cães e gatos de Carmo da Cachoeira e cidades do entorno.

Difundindo uma nova conduta com os animais e a natureza

Com 220 páginas e 130 fotos, Ensolarar Vidas relata casos comoventes e fascinantes, que evidenciam a sensibilidade, inteligência e personalidade de alguns dos “filhos” dos cuidadores. São histórias como a do mico Intin que, ao perceber-se livre dos maus-tratos, tapou os olhos e chorou longamente. Ou do quati Simão, ferido por cães de caça, que impressionava pela maturidade e boas maneiras – e, quando curado, saiu pelo telhado, não sem antes colocar a telha de volta no lugar.

Nesses refúgios, ensina-se a tratar os animais com o mesmo amor e respeito destinado aos irmãos humanos, e jamais os explorar para qualquer finalidade. Dessa forma, deixam-se os melhores frutos dos pomares para os passarinhos, enquanto aqueles necessários à alimentação humana são colhidos com gratidão e um pedido de licença aos vegetais.

Divulgação

Estabelecendo laços de profundo respeito e cooperação com todos os tipos de animais e plantas, águas e solos, os servidores cultivam uma relação não utilitária com a natureza. Ao buscar o contato com a vida sagrada e oculta que pulsa em cada criatura, acessam realidades sutis que os tornam cada vez mais intuitivos às necessidades de seus tutelados. Foi assim com o pombo Zaqueu, que comia sem parar. Por intermédio de um sonho, compreenderam que ele representa os pombos famintos do mundo.

Das páginas de Ensolarar Vidas também ecoam segredos e dores da Terra, revelados à autora em suas incursões pelos caminhos de transição entre o Cerrado e a Mata Atlântica. Tais trechos da leitura exortam ao coração: é hora de pedirmos perdão e nos reconciliarmos com o espírito ferido do planeta.

Ana Regina tem como tema de suas obras pessoas e grupos que, por meio do serviço ao próximo, buscam o Divino. Este seu terceiro livro, repleto de transcendência e poesia, abre um importante canal de inspiração e de esperança, mostrando que no Brasil vêm sendo gestados novos padrões de conduta para resgatar nossa grande dívida com os reinos da natureza.

*O livro Ensolarar Vidas poderá ser adquirido no site da Irdin Editora. A editora é uma associação sem fins lucrativos. Todas as suas publicações são disponibilizadas gratuitamente ou a preço de custo.

Gostou? Colabore com a ANDA Saiba como