Boa Notícia - Samira Menezes

Lugar de peixe é na água

A notícia boa de hoje é que ninguém precisa comer peixe pra ter saúde. Saudável mesmo é deixa-los em paz lá no rio ou no mar, que ironicamente está virando...

74

11/07/2013 às 16:40
Por Redação

A notícia boa de hoje é que ninguém precisa comer peixe pra ter saúde. Saudável mesmo é deixa-los em paz lá no rio ou no mar, que ironicamente está virando um deserto azul por causa da pesca industrial – como isso dá muito pano pra manga, volto a falar da pesca em outro post. Mais irônico do que assistir os mares virando sertões, é ver um monte de gente defendendo o consumo de peixe por causa de proteína, de gordura boa, disso e daquilo. Mas como não estou aqui para dizer o que é moralmente certo ou errado, perguntei para a nutricionista Ana Ceregatti, especializada em alimentação vegetariana, se peixe é mesmo necessário para a saúde. Veja o que ela respondeu.

“Dentro do grupo das carnes, o peixe é o que tem a melhor distribuição dos tipos de gordura (menos gordura saturada e mais poli e mono) – considerar que as carnes só têm proteínas e gorduras. Nenhuma contém carboidratos. Porém, sabemos que podemos obter os nutrientes encontrados nos peixes em outros alimentos de origem vegetal. A grande e boa diferença é que também teremos presente o grupo dos carboidratos, que carregam fibras, que garantem saciedade. Então, para atingir a mesma densidade calórica comendo um peixe ou uma porção de feijões consumiremos mais volume e menos calorias.

Nos peixes encontramos as formas ativas do ômega-3, o EPA e o DHA, que desempenham um papel anti-inflamatório super importante. Mas o organismo de um vegetariano também conseguirá obter o EPA e o DHA fazendo a conversão internamente (somos capazes de fazer isso!). Há até estudos que compararam a diferença entre ingestão e níveis sanguíneos, sugerindo que, embora o vegetariano consuma menos, sua conversão é mais eficiente. Isso é uma hipótese. Linhaça e chia são os alimentos de origem vegetal mais ricos e o consumo de duas colheres de sopa do grão ou uma colher de chá do óleo oferece ômega-3 suficiente para obter EPA e DHA nas quantidades necessárias.”

Para quem quiser fazer uma consulta, Ana Ceregatti atende em São Paulo, Campinas e Araras (SP). Confira os endereços e telefones no site www.anaceregatti.com.br

Gostou? Colabore com a ANDA Saiba como