Boa Notícia - Samira Menezes

Veganismo para pacientes com diabetes

Em março de 2013, a Als de Milão (a Als é como o Sistema Único de Saúde – SUS) divulgou um documento em que recomenda a alimentação vegana para pacientes...

53

04/07/2013 às 10:38
Por Redação

Em março de 2013, a Als de Milão (a Als é como o Sistema Único de Saúde – SUS) divulgou um documento em que recomenda a alimentação vegana para pacientes com diabetes tipo 2. Intitulado Percurso diagnóstico terapêutico assistencial (Pdta), o guia é um instrumento utilizado pelos médicos da Asl para ensinar o público e os pacientes em geral sobre prevenção de doenças, diagnósticos e terapias recomendadas.

Elaborado por diversos especialistas de cinco hospitais locais e representantes da Asl, a versão atual do documento afirma no capítulo sobre terapia nutricional: “Você tem diabetes tipo 2? Torne-se vegano”. Ainda dá receitas, como massas integrais feitas com legumes e verduras, ensina sobre os diferentes modos de preparar os vegetais e como incluir a soja na alimentação. Assim, os médicos garantem que é possível normalizar a glicemia e, no caso dos pacientes gordinhos, perder até 15% do peso corporal. “O objetivo dessa iniciativa é favorecer hábitos alimentares, comportamentais, estilo de vida e condições ambientais adequadas à prevenção primária e secundária da doença, evitando as complicações que pioram o quadro de saúde e a qualidade de vida do paciente”, explicou Alberto Donzelli, responsável pelo projeto e diretor do serviço de educação da Asl. O documento é destinado a 1.100 clínicos gerais da cidade e outros especialistas que trabalham nos hospitais públicos.
Gostou? Colabore com a ANDA Saiba como